30 março 2017

Ter uma rede social é pecado?

Facebook, Instagram, Twitter, Whatsapp, SnapChat, meu Deus, quanta coisa pra atualizar!

"Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém!"

Quem não tem um perfil no face? Quem não tem aquele famoso aplicativo causador de tantas confusões chamado WhatsApp. E o Snapchat então?

Todos nós mantemos uma ou ou várias páginas em redes sociais. Hoje em dia não ter face é antiquado, ainda mais para aqueles que passaram pela época do extinto Orkut como eu.

Ter rede social é bacana. Mas precisamos tomar muito cuidado para o efeito negativo que tantas vezes ela pode causar em nós! Você pode até pensar: "-Xiii, lá vem aque papo que nada pode!". E quem disse que não pode?



Mas vamos falar um pouco sobre o assunto, se curtir ou não curtir, eu te desafio a comentar logo ali em baixo, no final da página.

Você já saiu com os amigos para ir numa lanchonete ou sentar numa praça pra tomar tereré? Eu sou capaz de apostar que a maioria deles ficou com o celular nas mãos trocando mensagens no whats, atualizando o face e por aí vai. Isso tem se tornado comum e muito mais que isso, é preocupante a forma como nossa juventude tem lidado com as mídias e rede sociais.

Somos capazes de ter mais de mil amigos no Facebook mas não conseguir passar 30 minutos diante de um amigo trocando ideias e conversando com ele sem tocar no celular. Sabe porque isso acontece? Porque a rede social não tem nada de social. Temos nos tornado dependentes dela e pior ainda, estamos trocando amigos reais por amigos virtuais. Tudo porque eles parecem ser mais legais, porque eles nos entendem mais do que as pessoas que estão ao nosso lado. É importante pensar que todos os nossos amigos virtuais vão mostrar a nós somente aquilo que é sensato a ele mostrar. Ou seja, não conheceremos seus defeitos e suas qualidades totalmente; quem dirá saber se ele é de verdade. 

Nos fechamos em nosso mundinho virtual, pior que isso, estamos sozinho no mundo real.

Exagero ou não, é hora de parar pra pensar: até que ponto minhas redes sociais estão atrapalhando a minha VIDA SOCIAL?

Tem um ditado que diz: TUDO VALE A PENA SE A ALMA NÃO É PEQUENA!

Em contrapartida São Paulo nos diz: "TUDO ME É PERMITIDO, MAS NEM TUDO ME CONVÉM".

Já vou explicar onde quero chegar. Com certeza você abriu o artigo porque quer saber se é pecado ter Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat, WhatsApp e por aí vai... É tudo questão de como estamos administrando esses aplicativos. Por exemplo: se você tem Snapchat e adora receber e enviar nudes; é pecado. Lembre-se, ninguém é objeto, somos todos templos do Espírito Santo de Deus que habita em nós. Mas se o seu snap é somente pra compartilhar momentos felizes, qual o problema nisso? Ou seja, tudo depende da forma como nós administramos nossas redes sociais.

Vale lembrar também que não podemos nos tornar escravos. Tem jovem que não consegue ficar cinco minutos sem conferir o whats, atualizar o face, espiar no Instagram e por aí vai... essas coisas não podem tomar nosso tempo com Deus. O whats não pode ser mais lembrado que Jesus - não tenho tempo de ir a missa, mas passo até duas horas deitado na minha cama percorrendo o caminho entre um aplicativo e outro do celular.

Entenda bem: REDE SOCIAL NÃO SALVA NINGUÉM. TUDO TEM LIMITEQuem salva e quem é amigo é Jesus Cristo e a melhor rede social tem sido a Oração.

Então, te faço um desafio! Quer saber se o seu celular, a rede social ou o aplicativo tomou o lugar de Deus no seu coração? Qualquer dia desses, quando for sair com a galera, desliga o celular, se conecta no papo com os amigos! Tenho certeza que você nem verá a hora passar. Agora, se a angústia pela falta do celular bater, tome muito cuidado, você precisa se ligar em Deus. Não é fácil, mas com Deus tudo é possível. Deixe que Deus cuide das suas necessidades... Ele sim se alegraria em ouvir nosso boa noite e os belos poemas e pensamentos que postamos.

Deus te abençoe!

#TamoJunto #NoCéuÉNóis #SouJovemDoCéu

Autor: Danilo Regiani

27 março 2017

Não viva de quaresmas, vá a luta.

A Igreja nos ensina que o tempo da quaresma é tempo de jejum, oração e penitência. Meios estes pelos quais vivemos um processo de conversão que significa mudança de vida. Todos nós passamos pelas quaresmas em nossa vida, não somente no tempo litúrgico que estamos vivenciando.



Jesus foi tentado durante 40 dias no deserto (Mt 4, 1s), o demônio estava furioso para fazer com que Jesus se perdesse nos caminhos que o Pai havia traçado pra ele! Toda a tentação e dificuldade de Jesus durante esse tempo o aproximou ainda mais de Deus Pai. Nós não estamos livres da tentação, não estamos livres de sofrer pela nossa escolha de querer o céu, ou seja, não estamos livres de viver nossos 40 dias de deserto! E quando esses dias chegarem, precisamos nos manter firmes e inabaláveis para dar respostas seguras da nossa fé e ganhar o céu.

Jovem, você tem vivido o deserto que te salva ou o que te condena? Já parou pra pensar? Quer sair da quaresma? Quer ser salvo? Para isso, é preciso em primeiro lugar manter os seus pés no chão! Pés no chão, coração no alto. Reconheça que você não é perfeito, mas vive no caminho da busca da perfeição, como fizeram os santos do Senhor. Não seja mais um juiz de si mesmo, a misericórdia deve ser nossa primeira confiança e ela deve ser acompanhada de um desejo sincero de mudança. Jesus é o filho de Deus, mas se fez homem como nós! Venceu!

Veja bem, eu e você somos chamados a suportar os desertos que serão impostos a nós, tantas vezes a quaresma vai ser dura, mas nunca deixemos de caminhar. Não precisa abaixar a cabeça, mas contempla o horizonte a frente. Importa a nossa juventude saber que depois do cume da nossa salvação, a cruz, vem a vitória. A vitória contra a morte e contra o pecado. Tudo passa, mas para tudo ser passageiro, é preciso que nós caminhemos.

Jovem, seu lugar na quaresma não é eterno; deixe de ser escravo da murmuração... Não se limite, seja vencedor! Corre e busca o coração de Jesus de maneira incansável... Não se esqueça que a quaresma não é um estado de espirito, mas um tempo passageiro. PASSAGEIRO e não eterno. Faça a diferença, pega tua cruz e caminha... Jesus já venceu por mim e por você! Porque reclamar?

"Não tentarás o Senhor Teu Deus e só a Ele adorarás."

Ore, adore, faça seu jejum, faça sua penitência, vá a luta...

Lembre-se: a cruz foi vencida, por isso, a vitória está garantida... sai da quaresma e abraça a Páscoa que te pertence! A Páscoa da ressurreição e vida nova que o Pai quer nos dar!

Deus nos abençoe 

#TamoJunto #NoCéuÉNóis #SouJovemDoCéu


Autor: Danilo Regiani

23 março 2017

Os meus planos são os planos de Deus?

"Enquanto Deus for a tua raiz ...Não existe pedra alguma que impeça teu crescimento. Floreça onde Deus te plantou"
Somos jovens e como jovens temos nossos sonhos e planos. Criamos projetos, pensamos na faculdade, no que fazer depois dela, quando nos casar, quando ter filhos, quando trocar de emprego, quando seremos felizes, quando, quando e quando. E é natural trazer dentro de nós muitas perguntas e dúvidas. O que é natural, afinal, estamos em fase de adaptação, não somente nos adaptando a vida, mas também nos adaptando a nós mesmos, definindo nossa personalidade e justamente as nossas escolhas vão definir aquilo que seremos: nosso caráter e nossa personalidade brotam exatamente das escolhas tomadas aqui e agora.

Nada mais natural do que errar e acertar nesse processo de ser jovem, ainda mais quando optamos ser Jovens do Céu comprometidos com a vontade de Deus pra nós. Em todo esse processo uma coisa é importante ser definida por nós, e é uma escolha pessoal: quero ser de Deus ou quero corresponder as pressões que o mundo me faz? Essa escolha também nos fará refletir quando as nossas alegrias vindouras. Mas como saber se fiz a escolha certa? Como saber se meus sonhos e planos são os sonhos e planos de Deus? Não é tão simples, mas nem é tão difícil assim! Acalma o seu coração que eu já vou explicar...

Deus é Deus; Deus é criador de todas as coisas, inclusive criou a mim e a você. Mais do que isso, Deus é amor e sendo amor é nosso Pai. Sendo nosso Pai quer o melhor para nós. Certo? - Certíssimo. Vamos entender a vontade de Deus e se os nossos sonhos são os mesmos que Ele tem para nós quando tivermos intimidade com Deus. Como assim? - Deus não é um ser distante, e podemos nos relacionar com Ele, como conversamos e brincamos com um amigo. Isso só pode ser possível com uma boa vida de oração. É na oração que nós constituímos nossas raízes em Deus. É na oração que buscamos nossa identidade cristã e é na oração que Deus fala no silêncio do coração. Vale orar só na Missa? - Ainda é muito pouco. Chama Deus pra conhecer teu quarto e em breve Ele conhecerá o seu coração. Deixa Deus conhecer o seu coração e logo Ele lhe apresentará as confirmações necessárias para aquilo que você deseja.



Não se esqueça de uma coisa muito importante ao traçar planos e metas: DEUS SABE AQUILO QUE É MELHOR PRA VOCÊ. Por isso, não tenha medo se as coisas não saírem conforme planejado. É sinal que elas serão melhores ainda. A palavra diz que a fé é o fundamento da esperança. Então: espere, confie e ore. Não existe receita melhor pra quem quer alcançar a verdadeira felicidade.

Deus ama você. Deus se alegra com você. Deus quer o melhor pra você! Não se desespere. Ore.

Deus nos abençoe!

#TamoJunto #OCéuÉNóis #SouJovensDoCéu

Autor: Danilo Regiani

21 março 2017

Buscai primeiro o reino de Deus

No último sábado falamos sobre:

"Buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo" Mt 6,33

Quando vamos no grupo de oração, missas, retiros podemos dizer que já estamos buscando o reino de Deus e isso já alegra o Seu coração, mas ele nos chama a nos comprometer ainda mais e a dar um passo a mais com ele. 

Entendemos que pertencemos ao céu e é lá que o Senhor nos espera, como diz a frase estampada nas camisetas do nosso grupo de oração: "Sou estrangeiro aqui, o céu é o meu lugar", se nós temos a consciência que pertencemos ao céu, nossas atitudes aqui também tem que ser atitudes de céu.

Que todas essas nossas buscas possa transformar o nosso interior, ajudando a sermos pessoas melhores para o nosso próximo e para nossa comunidade. Devemos começar pelas pequenas atitudes dentro de casa, no trabalho, na escola, com os amigos, na comunidade, essas atitudes são pequenas ao nosso olho humano, porém grandiosa para Deus.

Que o Espírito Santo ajude eu e você decidir pelo bem e que a cada dia possamos nos esforçar a sermos pessoas melhores, a cada situação adversa que surgir em nossas vidas, que vem para tirar nossa paz, possamos lembrar disso e assim agir com misericórdia, paciência e amor, com isso testemunharemos que nós pertencemos ao céu e que aconteça o que acontecer nada irá nos tirar o céu. 

Animação: Anderson
Pregação: Fernando

17 março 2017

Páscoa e seu significado

Estamos vivendo dias especiais esta semana, são dias que nos faz lembrar do que Jesus foi capaz de fazer para nos salvar e nos libertar do pecado, Ele deu a sua própria vida. 

                                           

Estamos prestes a comemorar a páscoa do Senhor, não esperemos ganhar ovos de chocolate, e coisas do tipo, esperemos a vinda daquele que nos ama e nos dá a vida eterna, Jesus Cristo. Veja o verdadeiro significado da Páscoa:



Abaixo temos os símbolos da páscoa e seus significados:

Ovo


Símbolo de vida que surge repentinamente: simboliza a ressurreição, uma vida nova se inicia. Do ovo surge uma vida, pulsa ativo um coração e nós com Cristo renascemos pela sua ressurreição.

Vela

Círio Pascal, a vela acessa representa "Cristo, a luz do mundo". Cristo luz do mundo sempre a nos iluminar, é como uma vela acessa lá no alto a brilhar.

Girassol

É uma flor que está sempre voltada para o sol. Representa as nossas vidas que devem estar sempre voltadas para Cristo ressuscitado.

Peixe

É o mais antigo dos símbolos de Cristo. Cristo é o grande peixe, isso significa que devemos estar sempre ao lado de Cristo, mergulhados na vida da graça e na vida divina, trazidas pela água do Batismo.

Uva

Da uva se faz o vinho. Vinho que Jesus transformou em seu sangue na Santa Ceia, como alimento se tornou.

Trigo

Do trigo se faz o pão - o pão que Jesus transformou em seu corpo, alimentando nossas almas e fortalecendo-as de paz, amor e esperança.


Sinos

Os sinos repicam a festivamente anunciando a alegria. A esperança de uma vida nova. E, na ressurreição, expressam os cânticos de Aleluia.


Coelho

Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa. É que ele simboliza a Igreja que, pelo poder de cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.


Cordeiro

O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa. É o símbolo da aliança feita entre Deus e o povo judeu na páscoa do Antigo Testamento. No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães sem fermento e com o sacrifício de um cordeiro.
Jesus Cristo é o Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu: "morrendo, destruiu nossa morte, e ressuscitando, restituiu-nos a vida". É a nova Aliança de Deus realizada por Seu Filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos.

14 março 2017

Jejum e conversão





O que significa jejum espiritual?
O jejum é uma das principais ferramentas para a comunhão com Deus. É a abstenção de alimentos para finalidades espirituais. O objetivo é conduzir uma pessoa à plena lucidez espiritual e facilitar a profunda comunhão com Deus, pois o organismo não utilizará energia para a digestão, de modo que o cérebro terá mais energia para refletir as coisas espirituais. Como a prática religiosa é voluntária, exige pureza de vida e exclui a exibição.

O que é conversão?
Conversão é um giro de 180 graus na vida de uma pessoa. É virar completamente a vida de alguém do pecado para Cristo e para a salvação. Da adoração de ídolos para a adoração a Deus. Da auto-justificação para a justificação de Cristo. Do governo do ego para o governo de Deus.
A conversão é o que acontece quando Deus deserta aqueles que estão espiritualmente mortos e os capacita a se arrependerem de seus pecados e a terem fé em Cristo.

  • Quando Jesus nos chama para nos arrependermos e crermos, ele está nos chamando à conversão. É uma mudança radical naquilo que cremos e fazemos (Mc 1, 15)
  • Quando Jesus nos chama para tomarmos a nossa cruz e o seguirmos, ele está nos chamando a conversão (Lc 9, 23)
  • Para que nos arrependamos, é necessário que Deus nos dê nova vida, novo coração e fé. (Ef 2, 1; Rm 6, 17; Cl 2, 13; Ez 36, 26; Ef 2, 8; 2Tm 2, 25)

"Em tempos de guerra nunca pare de lutar
Não baixe a guarda
nunca pare de lutar
Em tempos de guerra
nunca pare de adorar
Libera a Palavra
profetiza sem parar
O escape, o descanso, a cura
A recompensa vem sem demora
O escape, o descanso, a cura
A recompensa vem sem demora"
Padre Fábio de Melo - Nunca Pare de Lutar

13 março 2017

Ser Jovem do Céu em um mundo erotizado



Todo jovem que sonha com o céu vive os desafios de lutar contra os próprios desejos e uma sociedade que banalizou o respeito mútuo o templo santo que somos!



A afirmativa de que vivemos numa sociedade erotizada tem se tornado cada vez mais verdadeira nos dias de hoje. O fato é que a pornografia se faz cada vez mais comum e frequente, a começar pelas novelas e programas de TV e a quantidade de sites eróticos disponíveis para serem acessados a qualquer momento no mundo todo. Fatos que provam que a sociedade se esqueceu da base cristã que toda família é convidada a ter.
Ao jovem que escolheu a alegria do Céu cabe estar no mundo sem se deixar ser mundano. Parece que não, mas isso ainda é possível quando se faz o firme propósito de agradar a Deus e não aos homens ou aos nossos próprios desejos que insistem em falar mais alto dentro de nós.
 O céu é escolha e vivemos o desafio de alcançá-lo dia a dia em cada pequeno gesto e ação. Se o céu também é sua escolha e ser de Deus é sua busca constante, segue 3 dicas básicas para uma vida de santidade:

1) Fuja do seu pecado.
A luta contra o pecado, ainda mais o da pornografia, é a única que se vence fugindo. Isso mesmo, se desvencilhe das oportunidades de pecar. Ficar navegando até a alta madrugada, ficar sozinho no seu quarto, manter perfil em sites de encontro, acessar salas de bate papo são algumas das ações que somos chamados a deixar de lado.

2) Tenha firme propósito e entenda contra o que você luta.
Quando não se sabe contra o que se luta, se luta em vão. Conhecer nossas fraquezas, compreende-las e aceita-las faz parte do processo de aceitação de nós mesmos. Faz parte do nosso processo de luta. A seguinte questão pode ser feita: o que eu estou querendo? Agradar a Deus ou a mim mesmo? A partir daí traçamos firmes propósitos para nossa busca do céu.

3) Tenha vida de oração. Torne-se íntimo de Deus.
Se temos a firme convicção de agradar o coração de Deus, vamos fazê-lo olhando nos olhos Dele, mantendo um contato sincero e verdadeiro com Aquele que nos chamou a uma vida pura e santa.

Outro dia fui impactado com a seguinte afirmação: QUEM AMA NÃO USA. QUEM USA NÃO AMA. Precisamos compreender que nenhum de nós fomos feitos para saciar o prazer do outro e que ninguém é obrigado a satisfazer nossos desejos. Com base nisso, eu e você precisamos compreender que ninguém é objeto de prazer, mas somos templos do Espírito Santo que habita em nós. Temos como obrigação cristão honrá-lo e respeitá-lo. Se lembro que o amor pode ser puro e sincero e mais do que isso, existe um tempo correto para todas as coisas.

Se queremos ser Jovens do Céu, precisamos abraçar a luta constante de aprender a olhar uma moça ou um rapaz com o respeito devido, sem nos esquecer que todos são filhos de Deus. Temos dignidade, somos amados.

Vivamos nossas lutas sem nos esquecer da Misericórdia que nos envolve e que emana da cruz para nos lavar e santificar.

Deus abençoe você. Deus abençoe suas lutas.

#OCéuÉNóis! #SomosTodosJovensDoCéu

Autor: Danilo Regiani

08 março 2017

Motivos para viver a castidade

Texto retirado do site da Canção Nova

Pessoas que optaram pela castidade tendem a ser mais leves Quando tomamos uma decisão, em determinado momento da vida, geralmente nos deparamos com alguns conflitos que vêm nos apresentar prós e contras, possibilidades, dificuldades, desafios que poderemos enfrentar com a escolha. Nossos valores entram em jogo com bastante peso nesses momentos.



Hoje, não é mais possível falar para as novas gerações: “faça isso”, “não faça aquilo”. O acesso fácil e rápido às mais diversas informações capacitou as crianças, adolescentes e jovens a questionarem mais sobre a maioria dos dilemas da vida.

Assim, quando falamos sobre a proposta de castidade, é necessário estar atento aos motivos pelos quais se adere a essa prática. É bom pensar profundamente sobre o assunto e provocar questionamentos a respeito das razões dessa escolha.

O que é castidade?


Apresento aqui alguns itens que podem nortear essa reflexão, mas que, com certeza, não encerra toda a gama de motivos para viver a castidade.

Autoconhecimento

1. Quando há a vivência da castidade, a tendência é que o indivíduo tenha mais domínio de si, fruto de um adequado autoconhecimento. Assim, autoconhecimento gera mais autodomínio, ou seja, a pessoa tem menor probabilidade de ser vítima das suas emoções e tensões mal trabalhadas;

Respeito como ponto central das relações

2. O relacionamento entre pessoas do sexo oposto pode ser mais saudável e livre, sem desconfianças e constrangimentos. Na castidade, o homem consegue olhar para a mulher com mais nitidez, porque pratica a pureza; a mulher, idem. O respeito aparece como ponto central nessas relações, e a amizade tende a ser mais profunda, honesta e descomplicada;

Valorizar de maneira adequada o  corpo

3. O indivíduo casto aprendeu a valorizar de maneira adequada um grande presente que Deus deu a cada indivíduo: o seu corpo. Ele conhece suas potencialidades e limitações com mais propriedade, consegue direcionar-se de maneira mais centrada nas diversas situações da vida e reconhece que o seu corpo e o corpo do outro são sagrados, lindos, bons e devem ser tratados com a alta dignidade que merecem;

Pensamentos mais livres para o aprendizado

4. Sabemos que a opção pela castidade não é sempre fácil, rápida ou simples. Cada pessoa tem o seu próprio caminho para conquistar essa virtude. Porém, quando ela é capaz de viver a castidade adequadamente, depois de passados os períodos mais turbulentos dessa luta, seus pensamentos tendem a ficar mais livres para o aprendizado, para a criatividade, a apreciação do belo e a construção do novo;

Conhecer-se mais

5. Espiritualmente, a pessoa acaba estreitando mais o seu relacionamento com Deus, por reconhecer que, sozinha, irá até um determinado ponto. Quando se propõe a viver a castidade, como dito acima, a pessoa tende a conhecer-se mais e, com isso, consegue apresentar-se mais inteiramente diante de Deus, reconhecendo suas fraquezas e limitações para pedir auxílio Àquele que tudo pode, que tudo vê e que deseja verdadeiramente ajudar Seus filhos no caminho da plenitude;

Pessoas que optaram pela castidade tendem a ser mais leves

6. Se você for atento e honesto, saberá responder essa: já notou que a alegria das pessoas castas é diferente daquela alegria que mistura malícia, desrespeito e baixarias? Diferente do que muitos podem pensar, as pessoas que optaram pela castidade tendem a ser mais leves nos seus contatos sociais, alegram-se puramente com coisas simples do cotidiano, riem muito (muito mesmo) de coisas que não precisam envolver maldade; conquistam aquela alegria natural e espontânea, um pouco rara hoje em dia;

Sabe que pode enfrentar e vencer outros desafios da vida

7. Por ter decidido viver a castidade, o indivíduo sabe que pode enfrentar e vencer outros desafios da vida, pois o esforço para ir numa direção contrária ao que a sociedade prega o deixou mais consciente e fortificado em tudo que o compõe: pensamentos, sentimentos, reações físicas e biológicas, atitudes etc.
Enfim, como dito acima, essa não pretende ser uma lista completa dos motivos para se viver a castidade, mas uma proposta de reflexão sobre o assunto. Quem sabe, esse não era o empurrãozinho que faltava para você se convencer de que a castidade é algo bom, moderno, bonito, jovial e que apresenta resultados que podem ajudá-lo no caminho da felicidade que você deseja para a sua vida?
Coragem! O caminho para desenvolver uma grande virtude pode ser uma aventura maravilhosa que envolve perigos, vitórias, desafios, lágrimas, suor, conquistas, risos e paz, mas que só será vivida se você tomar a sua decisão.

Autor: Milena Carbonari

Divulgação: sábado, 11 de março

Bom dia galera! Está chegando...
Sábado, dia 11 de março, às 19 horas teremos Jvs Do Céu no salão paroquial da Santo Antônio. 🎉👏🏻🙏🏻
"E os habitantes de uma cidade irão à outra, dizendo: vamos depressa suplicar o favor do senhor, e buscar o Senhor dos Exércitos; eu também irei." Zc 8, 21


Venha participar conosco! Vai ser demais!   
Curta, compartilhe e chame seus amigos e familiares para estar conosco. 👍🏻⛪️
#JovensDoCéu #SenhorDosExércitos

03 março 2017

Quaresma

Bom dia galera!

Texto retirado do site Amiguinhos de Deus

Você sabe o que é quaresma?



A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender de nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo. (FONTE: Catequisar)


A quaresma é o tempo de preparação para a celebração anual do mistério pascal. Dura quarenta dias, começando na quarta-feira de cinzas e vai até a manhã da quinta-feira santa, com a celebração da benção dos santos óleos.

Nesse período somos chamados a convertermos ao projeto de Deus, ouvindo e acolhendo sua palavra sempre viva e eficaz. Nesse tempo de preparação para a Páscoa, precisamos deixar a vida velha, e viver uma vida nova, a partir de três práticas que nos são propostas: o jejum, a oração e a caridade.

No evangelho de Mateus 6,1-6.16-18, o Senhor nos ensina a maneira certa de praticar o jejum, a oração e a caridade, pedindo-nos que o façamos de coração e não para mostrarmos aos homens, e sim ao Pai que estás no céu. Vejamos:

  • Caridade - Mateus 6,2-4

  • Oração - Mateus 6,5-6

  • Jejum - Mateus 6,16-18