27 abril 2017

Por que os filhos precisam honrar os pais?

Texto retirado do site A12 - Jovens de Maria

O quarto mandamento da Lei de Deus diz que é preciso “Honrar Pai e Mãe”. Só que antes de ser uma “obrigação”, a atitude é também fonte de benefícios espirituais para quem a pratica. Separamos trechos importantes da Bíblia que falam sobre as promessas para aquele que honra seu pai.

Família não é quando moramos juntos no mesmo lugar, família é quando moramos um dentro do coração do outro


1- Suas orações serão ouvidas
"Quem honra o pai intercede pelos pecados, evita cair neles e é ouvido em sua oração diária" (Eclesiástico 3, 3).

2- Seus filhos te trarão alegria
"Quem honra o pai terá alegria em seus filhos" (Eclesiástico 3,6).

3- Sua vida será longa
"Quem honra o pai terá vida longa" (Eclesiástico 3,7).

4- Será abençoado por Deus
"Honra teu pai com tuas ações e palavras para que desça sobre ti sua bênção" (Eclesiástico 3,9-10). 

5- Terá justiça no lugar dos pecados
"Filho, ajuda teu pai na velhice, não o entristeças durante sua vida. E se ele não perder a lucidez, sabe desculpar e não o desprezes em nenhum dia de sua vida. Porque a bondade com o pai não será esquecida, mas será plantada em lugar de teus pecados e contada para ti como justiça" (Eclesiástico 3, 14-17).

Autor: Jovens de Maria

24 abril 2017

1º dia da novena de Pentecostes

No grupo de sábado, dia 22 de abril iniciamos a novena de Pentecostes e falamos sobre:



Mateus 3, 13-17
Jesus foi batizado com água por João Batista no rio Jordão. Assim que saiu do rio, o Espírito Santo veio sobre Ele. Do céu veio uma voz: "este é meu Filho amado", muitas pessoas que estavam ali ouviram a voz.

Foi a partir desse batismo que Jesus iniciou sua missão na terra, pois realizava milagres, prodígios, curas pelo poder do Espírito Santo.

O batismo é válido se realizado com água e na mesma fé: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

O batismo também é reconhecido em outras igrejas, como Igreja Evangélica Luterana do Brasil ( IELB).

Depois de ser batizado por João Batista e receber o Espírito de Deus, Jesus também batizou seus discípulos, enviando sobre eles o Espírito Santo, no dia de Pentecostes. (Atos 2)

Animação: Endri
Pregação: Sônia

22 abril 2017

A proposta é: num mundo de loucos, ser louco de Deus no mundo.

Não importa se a baleia é azul ou se o elefante é cor de rosa, o que importa é o quanto Cristo colore nossa vidaIsso mesmo! O que importa é o quanto permitimos que Cristo adentre e transforme o nosso coração.



Tem se falado muito desse jogo que tem aterrorizado a vida de jovens e adultos nos dias de hoje. O "baleia azul" consiste num jogo onde quem entra não pode sair. Eles selecionam você, encaminham um link, a partir deste momento o mentor passa a propor alguns desafios a você que vai desde assistir filmes de terror na madrugada até o último deles que é o suicídio. Caso você queira desistir é ameaçado, já que esses mentores possuem todas as informações sobre você!

É claro que as pessoas selecionada na maioria das vezes possuem suas dificuldades interiores, possuem famílias desestruturadas e por aí vai. Ou seja, as vítimas do jogo, na realidade já são vítimas que sonham com um padrão de vida como todos os outros, porém não o alcançaram.

Quer uma dica?

Não escolha a baleia azul para sua vida. Escolha o vermelho vivo do Sangue de Jesus derramado na cruz, escolha preencher seu coração com a vida Daquele que se entregou na cruz por ti. Garanto a você que Ele não te cobra nada por essa doação total.
Jovem, rapaz ou moça, não sejamos inocentes a tal ponto de cair nas lábias de pessoas que querem e planejam nossa ruína.

Quando a oração e a vida em Deus é o centro da nossa história, nos tornamos sensíveis a toda ação do mal no mundo. Amados, o Senhor espera pela nossa oração. O Senhor espera que recorramos a Ele em cada obstáculo... façamos um esforço para sermos sinal de Deus no mundo de loucos. Sim, façamos da nossa loucura a mais aloprada de todas para Deus.

Tem se sentido sozinho? A depressão tomou conta de você? Tem sentido um vazio que não sabe de onde vem? Deus tudo sabe e tudo vê, entrega ao Senhor os teus caminhos e baleia azul alguma te atingirá.

O Jovens do Céu e seus servos se coloca a disposição da juventude sedenta de Deus. Não temos a solução, mas podemos te ajudar a galgar os primeiros passos em direção ao Senhor Deus que quer te dar vida nova e curar o seu coração.

Se ser de Deus é ser louco, queremos ser o mais aloprado de todos. 

E não se esqueça, se você receber links de natureza não confiável em suas redes sociais, não  abra.

Que Deus encontre as portas do seu coração abertas para que seja lavado e santificado.
Força. Coragem. Lutemos contra a baleia azul e sejamos encharcados pelo sangue do Senhor Jesus.

Deus abençoe você.
#TamoJjunto #SouJovemDoCeu  #OCéuÉNóis

Autor: Danilo Regiani

20 abril 2017

Diga-me com quem andas, que eu te direi quem tu és

Refletindo a importância de selecionar os que caminham ao nosso lado...

Outro dia aqui no blog, nós falamos a respeito da amizade e qual a influência dela sobre nós. Partindo desse princípio vamos conversar sobre o ditado: 
"Diga-me com quem andas que eu te direi quem tu és!"
Uns vão dizer "- isso não tem nada a ver!", outros dirão "- Nossa, isso é a mais pura verdade!". Cada um de nós vivemos e conhecemos experiências diferentes com relação ao assunto.

O que esse ditado tem de tão verdadeiro ou de tão contraditório? Na nossa juventude fazemos tantos amigos, amigos de todo jeito: tem o amigo certinho, que gosta das coisas corretas, que não perde a Missa; tem o amigo casual, aparece de vez em quando, as vezes vai na Missa, principalmente quando tem aquela garota pra paquerar; tem o amigo que gosta do perigo, gosta de beber, fumar e por aí vai... São tantos que torna-se impossível descrevê-los. Mas olha, é necessário repensá-los. Pra ficar mais claro, não darei ordens do tipo: se teu amigo faz coisa errada, pula fora do barco, que isso aí é furada. Eu jamais faria isso. Afinal, não posso ter domínio sobre a vida de ninguém. É fato que todos nós temos um amigo mais vida louca rs, e sempre tem um que implica porque somos amigo dele(a).

Posso te fazer algumas perguntas?

  1. Porque você é amigo dele(a)? O cara ou a garota é gente boa? Te ajuda? Te faz bem?
  2. Até que ponto aquilo que ele faz influencia nas suas atitudes? Você está fazendo algo errado quando está com ele ou ela?
  3. Ele(a) te afasta de Deus?

Gosto sempre de lembrar aquilo que disse São Paulo: Tudo posso, mas nem tudo me convém! Tenha discernimento, mas mais do que isso, não perca a oportunidade de falar de Deus para esses amigos que já se esqueceram ou nem descobriram as maravilhas de ser de Deus e beber da água da vida!

Ta esperando o que? Corre e diz que Deus ama ele(a) e mais do que isso, não se esqueça que Deus dá a todos nós a chance de recomeçar! A maior alegria que podemos experimentar é saber que um dia fomos canal da graça na vida dos nossos irmãos. Para isso não precisa ser servo ou ter um cargo na Igreja. Para isso precisa ter vida de santidade e dar testemunho da verdade.

Diga-me com quem andas e Jesus te dará a oportunidade de fazer as coisas de forma diferente. Não entre na onda do mundo, faça de Jesus a onda mais surfada por aqueles que caminham com você. Bons ou maus, todos precisam ter a oportunidade de um encontro único com Jesus e você pode ser protagonista na mudança de vida do seu amigo.

Sê de Deus, faça sua escolha, te garanto que o céu é pra mim, pra você e para os nossos amigos... mas para isso é preciso constância e oração. Não desiste não vai. Deus tem o melhor pra mim e pra você!

Deus nos abençoe.

#TamoJunto #NoCéuÉNóis #SouJovensdoCéu

Autor: Danilo Regiani

15 abril 2017

Vamos falar de amizade?

Está mesmo disposto a ler o que está escrito aqui? Então prepare -se!


"Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro." Eclo 6,13

Já parou pra pensar no significado da palavra amizade? Já pensou no que é ser amigo? - Não? Bora repensar então?



A Palavra de Deus diz que o amigo é tesouro, ou seja, de valor inestimável, podendo até ser único. Já a Lais Vilela diz na música Trem Bala que ser amigo é ter abrigo em outros corações. O Daniel disse que é pra se guardar do lado esquerdo do peito, já o dicionário Aurélio disse que é alguém que se tem muito apreço.

Mas penso que de tantas interpretações, a que está contida no Livro do Eclesiástico é  a melhor. Afinal de contas, amigo a gente não encontra em qualquer esquina; amigo a gente não compra na papelaria e nem manda imprimir do word.


  • Amigo que é amigo, a gente reconhece construindo uma história.
  • História de alegrias, de sorrisos, de festas e tardes trocando uma ideia. Não se faz amigo numa conversa de 2 minutos em frente a padaria... 
  • Amigo de verdade a gente faz na intimidade do nosso coração!
  • Sabe o que isso significa? - Só sabemos quem é nosso amigo de fato quando ele conhece nossa miséria e ainda assim, nos enxerga melhor do que nós mesmos nos vemos.

Quer saber? Amigo te prova que é amigo quando te oferece o melhor. Posso simplificar ainda: amigo que é amigo te leva pra Deus.

E agora você se perguntou: "Mas eu tenho amigos que não vão a Igreja e são os melhores do mundo!". Já parou pra pensar que quem pode não estar sendo amigo é você? Sim, nós podemos sempre trazer e oferecer aos nossos amigos o melhor de nós que é Deus.

Amigo(a), Deus sempre será o centro da nossa vida. O centro do nosso trabalho, do nosso lazer, do nosso coração e sim, o centro das nossas amizades também. E sabe o que acontece? Nos calamos e nos fechamos, de maneira automática. Outro dia fiquei espantado em ver a quantidade de jovens que se suicidam em nossa região e a quantidade de jovens que tentam tirar a própria vida. É assustador. E isso pode ter acontecido porque eu e você não oferecemos o muito de Deus que trazemos dentro de nós.

Isso é muito sério. Tem jovem que precisa de nós , e nós estamos ainda insistindo no "amigo" que pouco se importou com o que se passou no nosso coração. Quer umas dica para reconhecer os seus amigos?

  1. Seja amigo de Deus primeiro. Conheça-o na oração e na Eucaristia.
  2. Não espera a hora do aperto para ver quem vem atrás de você. Note na hora da sua alegria quem ainda permanece feliz do seu lado. Tá cheio de gente se passando por nosso amigo mas que no fundo quer assistir nossa derrota sendo contada por nós mesmos. Amigo suporta sua felicidade.
  3. Fale de Deus pra ele; cara, na boa, se essa conversa se prolongar, ele(a) é teu amigo(a) pra valer.
  4. Apresenta pro Senhor seu amigo(a) e deixa que Deus seja Senhor desse processo de conhecimento.
Tenho certeza que estes quatro passos o fará enxergar as pessoas que estão dispostas a caminhar contigo te ensinando a ser um ser humano melhor. Tenta vai, e depois comente pra nós o resultado. Mas atenção, estamos falando de amigo e não de colegas, ok?!


Aah, gostaria de apresentar a vocês um seleiro de amizades que eu conheço! Ele se chama Grupo de Oração Jovens do Céu. Eu to sempre lá. Podemos ser amigos? Então participa com a gente, todos os sábados as 19 horas, no Salão Paroquial da Matriz de Santo Antônio em Adamantina. Com certeza você será nosso amigo mais que especial.

Deus nos abençoe.

#TamoJunto #NoCéuÉNóis #SouJovensdoCéu

Autor: Danilo Regiani

12 abril 2017

Devemos rezar só quando sentimos vontade?

Texto retirado do site A12 - Jovens de Maria

Ao deparar-nos com uma pergunta dessas, a primeira resposta que brota na mente é a exortação que Jesus faz, algumas vezes, nas Sagradas Escrituras a que oremos sem cessar. A resposta é revelada então logo de cara. Não, não devemos rezar só quando sentimos vontade, porque o que Jesus pede, é que rezemos a todo momento. Mas não será esse um pedido impossível? Se já não conseguimos rezar durante alguns minutos que sejam, como rezar sem cessar? Talvez uma olhada mais profunda, no que significa a oração, possa nos iluminar.



Uma coisa é certa, para os santos fica bem claro que a oração não é uma realidade facultativa da vida. São João Crisóstomo diz: “Nada se compara em valor à oração; ela torna possível o que é impossível, fácil o que é difícil. É impossível que caia em pecado o homem que reza”. É uma afirmação bem forte, mas a de Santo Afonso Maria de Ligório é mais ainda: “Quem reza certamente se salva; quem não reza certamente se condena”.

Quão distantes de experimentar essa realidade nós estamos? Tendo a pensar que na medida em que vamos nos aproximando mais e mais de Jesus, vamos também compreendendo melhor o que esses santos disseram de maneira tão viva. Em todo caso, o Catecismo nos diz que “orar é uma necessidade vital. A prova contrária não é menos convincente: se não nos deixarmos levar pelo Espírito, cairemos de novo na escravidão do pecado. Como o Espírito Santo pode ser “nossa Vida”, se nosso coração está longe dele?

E se mesmo assim não quisermos rezar?

Muito bem. Digamos que acreditamos no catecismo e nos santos. Mas isso não muda o fato de que hoje não queiramos rezar. Gostaríamos de experimentar o mesmo que eles, mas não conseguimos. Pode ser que não saibamos rezar bem e por aí mesmo pode começar nossa oração: “Senhor, gostaria de responder ao seu chamado de rezar a todo instante, mas não faço a menor ideia de por onde começar. Para mim já é muito difícil parar por alguns minutos para colocar-me em oração, como posso não deixar de rezar nunca? Ensina-me, por favor! ”.

Com certeza Deus nos escutará. Orígenes, por outro lado, nos dá uma dica de como podemos entender melhor o “orar sem cessar” de Jesus. Ele diz: “Ora sem cessar aquele que une a oração às obras e as obras à oração. Somente dessa forma podemos considerar como realizável o princípio de orar sem cessar”.

Ou seja, a resposta não está em ficar espaços de tempo cada vez maiores em frente ao sacrário, ou rezar 20 terços por dia, mas em, sem deixar de lado os momentos fortes de oração que são fundamentais, fazer com que todas as nossas atividades diárias sejam uma forma de oração. Seja oferecendo os estudos a Deus, fazendo sacrifícios pelo bem dos meus irmãos, fazendo caridade ou qualquer outra atividade cotidiana. Assim, além de tirar da oração essa visão de ser monótona, daremos glória a Deus em todos os momentos da nossa vida.

Autor: Ir. João Antônio Johas Leão

10 abril 2017

A importância de Sonhar!

No último sábado falamos sobre...




No livro Nunca desista de seus sonhos, Augusto Cury diz, “Os sonhos são como vento, você os sente, mas não sabe de onde eles vieram e nem pra onde vão. Eles inspiram o poeta, animam o escritor, arrebatam o estudante, abrem a inteligência do cientista, dão ousadia ao líder. Eles nascem como flores nos terrenos da inteligência e crescem nos vales secretos da mente humana, um lugar que poucos exploram e compreendem”. Eles movem nossas vidas, mostra um futuro melhor, a oportunidade de lutar por algo que almejamos é incrível, mas muitas vezes sonhamos com objetos e situações que vão nos afastar da presença de Deus. Por isso temos que entregar nossos sonhos por maiores ou pequenos que sejam para aquele que vai cuida e zela nosso Pai celestial, temos dificuldades de conversar com ele, mas temos que ter esse costume para trilhar o melhor caminho, Augusto ainda relata. “Sem sonhos, as pedras do caminho se tornam montanhas, os pequenos problemas ficam insuperáveis, as perdas são insuportáveis, as decepções se transformam em golpes fatais e os desafios se transformam em fonte de medo”. E tudo isso nos afasta de realizar o que almejamos. Por isso a importância de alimentar nossa Fé, e pedir a sabedoria de Salomão, para não desanimar diante das batalhas, um trecho de uma música mostra muito bem isso... “Tudo o que é teu está no coração de Deus não deixe de sonhar basta, enfim, acreditar”. 
Os sonhos transformam os inseguros em seres humanos de raro valor!

Pregação: Lucas Cervelheira
Animação: Fernanda

Deus é louco de amor por você

Texto retirado do site da A12 - Jovens de Maria

A declaração de amor do romântico é com flores, chocolates, cartas, ursinho de pelúcia e uma criatividade que surpreende. A declaração do tímido demora, demora, demora, mas uma hora acontece com poucas, mas eficientes palavras acompanhadas de vermelhidão nas bochechas. Já o ‘durão’ se declara com um “pum” solto debaixo do cobertor quando os “pombinhos” estão assistindo filme. É… cada um com seu jeito! Mas como é a declaração de amor de Deus por nós?



Declarações de Deus

Deus declarou seu amor a você quando o criou e o fez rosto e semelhança dele. Dotou-te de inteligência, sentimentos, movimentos, pensamentos e te fez livre. Deus declara todos os dias esse amor ao te conceder a vida e cada batida do coração. São 86.400 segundos por dia que Ele diz: te amo! Para enxergar esse amor é preciso olhar para dentro de si. Olhar para seus dons, para suas capacidades, para o amor que você sente. Para aquilo que faz você ser único!

“Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses de tua mãe, te santifiquei.” (Jeremias 1,5).

É declaração de amor de Deus quando puxamos do bolso o celular e conversamos com os amigos. Nas vezes em que nos conectamos ao mundo pela internet e aumentamos os conhecimentos. Quando vemos carros, aviões, construções, faculdades, profissionais… Deus deu ao homem a inteligência e tudo ao nosso redor é sinal do amor dele. Esse é o olhar externo. É percepção ao que acontece todos os dias em nossa realidade. O alimento diário, a roupa, a água que é indispensável para a sobrevivência. O Senhor se declara através da natureza, das obras da criação, quando contemplamos uma paisagem. O cachorro que faz um bem danado para a família, sendo motivo de risadas, é sinal do amor de Deus.

E o principal: Deus declara amor por meio das pessoas que estão em nossas vidas. Todas elas são presentes do Senhor. Família, amigos, namorado… Deus une, porque quer nos amar através das pessoas. Os seus estudos, seus trabalhos, os sonhos realizados, as viagens feitas, aquilo de surpreendente que aconteceu… tudo é amor de Deus!

Jesus: a principal declaração de amor de Deus por nós

O Senhor diz que nos ama muito, porque nos deu Jesus Cristo. Tendo amado tanto o mundo, Deus enviou seu filho único para nos salvar (Jo 3,16). Jesus é o rosto humano de Deus. É aquele que coloca o amor em primeiro plano e ensina que a misericórdia é infinita. Jesus se humilhou e morreu na Cruz por nós e é quem nos dá a certeza de não estarmos sozinhos, pois envia o Espírito Santo.

Lembro-me de vezes em que estava desmotivado e com aquele desânimo, recordo dos amigos que me partilharam uma tristeza e frustração ou quando vi alguém cabisbaixo. Se soubesse enxergar a declaração de amor de Deus, sairia da “deprê” rapidinho e também teria a “carta na manga” para animar meus amigos.

Ao enxergar e experimentar esse amor infinito de Deus não podemos mendigar outros amores. Precisamos também partilhar essa riqueza! Ele não é egoísta, o Pai é Nosso e não só meu. Compartilhe esse amor, pois existem muitos da sua idade que têm a vida triste, simplesmente por não saber de Jesus!

Autor: José Eymard

06 abril 2017

Não só orar, mas por a mão na massa

Texto retirado do site da A12 - Jovens de Maria

Vamos começar nossa conversa de hoje com a seguinte pergunta: Como está a sua vida de oração? Tem rezado bastante? Bom, eu espero que sim! Mas deixa eu fazer uma outra pergunta: Como você está praticando as ações do seu orar? Essa você nem precisa responder diretamente para mim. Responda para você mesmo. Desta vez aqui vamos conversar sobre o ORAR e o AGIR. Sabia que esses dois verbos não devem se separar nunca? Se isto não acontece com você, então você precisa realmente ler este texto.




Antes, gostaria de contar uma historinha para ilustrar nosso tema. Certa vez, estava um homem atravessando um rio com sua canoa. Ele estava sozinho. Em cada mão tinha um remo. No remo direito estava escrito a palavra orar e no esquerdo a palavra era agir. Este homem estava com dificuldades de chegar até a outra margem do rio, onde era seu destino. Começou a remar. Pegou o remo com a palavra orar, começou a remar...remar...mas ele não conseguia sair do lugar pois somente girava em círculos. Parou. Pegou o remo com a palavra agir. Começou a remar, mas, novamente, ele não avançava e só girava em torno de si. Parou novamente. Pensou e resolveu fazer o movimento com os dois remos. Ao fazer isto, ele conseguiu sair de onde estava e chegou do outro lado da margem, onde ele queria chegar. Foi somente pelo impulso da oração e da atitude que ele conseguiu fazer seu percurso.

Na mentalidade judaica, que é a raiz da Bíblia Sagrada, acredita-se que quando o espírito ora o corpo se move também. Você inclusive já deve ter visto um judeu orando. Ele movimenta seu corpo continuamente. Em outras palavras, ao orar você deve agir. A palavra oração em português nos permite fazer um trocadilho bastante interessante que nos mostra o real sentido desta. Aquele que ora age! Orar sem executar ações concretas, é jogar um amontoado de palavras boca a fora que não nos levam a lugar nenhum.

É uma realidade ver que nossas igrejas até estão com os bancos lotados de pessoas orando, mas que ao acabarem suas preces não colocam em prática aquilo que expressaram em palavra para Deus. Nós praticamos inúmeras ações durante nosso dia, mas você já parou pra pensar quais ações você já praticou hoje que condizem com aquilo que você reza? Meus amigos, acredito que rezar é muito fácil. Não necessita de muita eloquência para entrar em contato com Deus através da oração. Mas pôr em pratica aquilo que se deseja com o espírito é aonde “o bicho pega”.

Estamos vivendo agora o tempo quaresmal. Um período muito favorável para o jejum, oração e retiro. Mas acima de tudo é um tempo em que somos convidados a agirmos. Sairmos da nossa zona de conforto. Irmos ao encontro das nossas preces. Sim, as nossas preces antes de serem rezadas elas existem concretamente, e ao entrarmos em oração devemos nos dispor a ir ao encontro delas. Percebeu o quanto a oração é um compromisso? É disso que é feito o cristianismo, de compromisso!

Vamos utilizar todas as nossas energias de jovem para sermos estas pessoas de oração, que estão ajoelhadas na Igreja, mas ao sair vão ao encontro do outro que precisa ser levantado. Orar e agir esse é ponto!

Autor: Ton Lucas

02 abril 2017

Confiar no Espírito Santo

Quer saber um pouquinho do que aconteceu no grupo Jovens do Céu de ontem? Vem cá que eu te conto:



No grupo deste final de semana somos chamados a meditar sobre a importância de confiarmos no Senhor. O texto bíblico de Macabeus narra a batalha travada entre o grande exército que lutava por suas próprias leis, para que o povo fosse submisso e escravo do reino e do outro lado estava o exército de Judas Macabeus em desvantagem com poucos homens. Ao final do texto, o exército de Judas constituído amigos e fiéis vence a batalha utilizando uma estratégia: a confiança.

Amado(a) de Deus, em nossa vida podemos ter todas as nossas armas, respostas e estratégias, mas se não confiarmos, se nossa luta não tiver uma boa causa, se não entendermos que nossa força vem do alto, de nada adiantará.

Nossa força na vitória é o próprio Cristo que se achega a nós pelo Espírito Santo de Deus! O Espírito Santo que não nos abandona e que não nos decepcionaPortanto, força nas lutas, olha pro alto, persevera. O Deus do Céu tem visto suas lutas e quer combater por ti.

Deus te abençoe!

Nosso grupo acontece às 19 horas aos sábados no salão Paroquial da Santo Antônio. Venha participar conosco, venha ser Jovens do Céu você também! Traga seus amigos e familiares. Te aguardamos lá...


#TamoJunto #NoCéuÉNóis #SouJovensdoCéu

Animação e pregação: Danilo Regiani