15 abril 2017

Vamos falar de amizade?

Está mesmo disposto a ler o que está escrito aqui? Então prepare -se!


"Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro." Eclo 6,13

Já parou pra pensar no significado da palavra amizade? Já pensou no que é ser amigo? - Não? Bora repensar então?



A Palavra de Deus diz que o amigo é tesouro, ou seja, de valor inestimável, podendo até ser único. Já a Lais Vilela diz na música Trem Bala que ser amigo é ter abrigo em outros corações. O Daniel disse que é pra se guardar do lado esquerdo do peito, já o dicionário Aurélio disse que é alguém que se tem muito apreço.

Mas penso que de tantas interpretações, a que está contida no Livro do Eclesiástico é  a melhor. Afinal de contas, amigo a gente não encontra em qualquer esquina; amigo a gente não compra na papelaria e nem manda imprimir do word.


  • Amigo que é amigo, a gente reconhece construindo uma história.
  • História de alegrias, de sorrisos, de festas e tardes trocando uma ideia. Não se faz amigo numa conversa de 2 minutos em frente a padaria... 
  • Amigo de verdade a gente faz na intimidade do nosso coração!
  • Sabe o que isso significa? - Só sabemos quem é nosso amigo de fato quando ele conhece nossa miséria e ainda assim, nos enxerga melhor do que nós mesmos nos vemos.

Quer saber? Amigo te prova que é amigo quando te oferece o melhor. Posso simplificar ainda: amigo que é amigo te leva pra Deus.

E agora você se perguntou: "Mas eu tenho amigos que não vão a Igreja e são os melhores do mundo!". Já parou pra pensar que quem pode não estar sendo amigo é você? Sim, nós podemos sempre trazer e oferecer aos nossos amigos o melhor de nós que é Deus.

Amigo(a), Deus sempre será o centro da nossa vida. O centro do nosso trabalho, do nosso lazer, do nosso coração e sim, o centro das nossas amizades também. E sabe o que acontece? Nos calamos e nos fechamos, de maneira automática. Outro dia fiquei espantado em ver a quantidade de jovens que se suicidam em nossa região e a quantidade de jovens que tentam tirar a própria vida. É assustador. E isso pode ter acontecido porque eu e você não oferecemos o muito de Deus que trazemos dentro de nós.

Isso é muito sério. Tem jovem que precisa de nós , e nós estamos ainda insistindo no "amigo" que pouco se importou com o que se passou no nosso coração. Quer umas dica para reconhecer os seus amigos?

  1. Seja amigo de Deus primeiro. Conheça-o na oração e na Eucaristia.
  2. Não espera a hora do aperto para ver quem vem atrás de você. Note na hora da sua alegria quem ainda permanece feliz do seu lado. Tá cheio de gente se passando por nosso amigo mas que no fundo quer assistir nossa derrota sendo contada por nós mesmos. Amigo suporta sua felicidade.
  3. Fale de Deus pra ele; cara, na boa, se essa conversa se prolongar, ele(a) é teu amigo(a) pra valer.
  4. Apresenta pro Senhor seu amigo(a) e deixa que Deus seja Senhor desse processo de conhecimento.
Tenho certeza que estes quatro passos o fará enxergar as pessoas que estão dispostas a caminhar contigo te ensinando a ser um ser humano melhor. Tenta vai, e depois comente pra nós o resultado. Mas atenção, estamos falando de amigo e não de colegas, ok?!


Aah, gostaria de apresentar a vocês um seleiro de amizades que eu conheço! Ele se chama Grupo de Oração Jovens do Céu. Eu to sempre lá. Podemos ser amigos? Então participa com a gente, todos os sábados as 19 horas, no Salão Paroquial da Matriz de Santo Antônio em Adamantina. Com certeza você será nosso amigo mais que especial.

Deus nos abençoe.

#TamoJunto #NoCéuÉNóis #SouJovensdoCéu

Autor: Danilo Regiani

Nenhum comentário:

Postar um comentário