03 julho 2017

Terço: O que é? Como rezar o Terço? Quais as orações do Terço?

O Terço é considerado uma das orações mais poderosas do mundo. A repetição da terça parte do Rosário através das orações Credo, Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória e Salve Rainha fazem com que unamos corpo e espírito – por ser vocal, ela fortalece nosso ser físico e, ao mesmo tempo, é uma meditação para a nossa alma. É uma súplica individual que se transforma em um pedido coletivo para todas as pessoas que sofrem tanto faltas espirituais como também materiais.


Considerada uma das orações mais recomendadas pelos papas, foi o papa Paulo VI que melhor sintetizou o seu significado ao dizer que tem a complexidade para que atinjamos a contemplação, o louvor e a súplica ao mesmo tempo por ter índole comunitária, por se nutrir da Sagrada Escritura e gravitar em torno do mistério de Cristo.

Muitos têm curiosidade em saber como surgiu o Terço. Há várias versões e uma das mais aceitas é que a oração do Santo Rosário, da qual se originou a reza, tenha surgido no ano 800 nos mosteiros. No século 13, com a aparição da Virgem Maria em Santo Domingo, a Santa Igreja recebeu o Rosário em sua forma atual como uma forma de converter hereges e outros pecadores. No decorrer dos séculos houve algumas modificações e uma das últimas foi em 2003, quando o papa João Paulo II fez um acréscimo de um novo bloco de cinco mistérios no sentido de completar as contemplações do mistério de Cristo, totalizando 20 mistérios.

As invocações simples, e poderosas desta oração, são ensinamentos catequéticos e bíblicos que sempre devem fazer parte da vida de qualquer cristão. Invocar a Mãe de Deus, ao repetirmos diversas vezes Ave-Maria, nos aproxima não só de Nossa Senhora como também nos faz evocar o Cristo ao dizermos “bendito fruto do seu ventre”. Juntamente com o Pai Nosso e Glórias ao Pai, trazem à mente e ao coração de cada cristão poderosas passagens que sintetizam a missão que Jesus confiou a cada um de nós na igreja.

A Bíblia Sagrada está presente durante todo o tempo. E nada melhor do que orar e fazer essa meditação tão profunda para a aproximação com toda a Igreja. Isso porque essa oração é um chamado à coletividade. É como se cada um, nesse momento, soubesse de sua importância para o fortalecimento não só da energia positiva no mundo, mas também da bondade, da fé, das bênçãos e das graças produzidas por essa oração maravilhosa.

O Terço começa com a oração o Credo, que sintetiza toda a profissão da fé da Igreja Católica para, logo em seguida, passar para oração por várias vezes do Pai Nosso, que o mestre Jesus nos ensinou. Logo em seguida, passamos às Ave-Marias, saudação à Maria pela encarnação de Jesus, e também à oração Glória ao Pai, considerada um dos maiores louvores à Santíssima Trindade. Por fim, um agradecimento com um Salve a Rainha para finalizar a reza.
Saiba que, ao finalizar essa oração, se verificará uma poderosa terapia em que, através do louvor e da prece, o cristão se sentirá mais fortalecido em sua fé e também sentirá toda a luz e profundidade de Deus. O Terço é uma poderosa fonte de bênçãos, graças e uma verdadeira ponte para se chegar ao Nosso Senhor.


Como rezar o Terço da Misericórdia

1 – Inicia-se com aração do Pai Nosso
Pai nosso, que estais no céu, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como é no céu. O pão nosso de cada dia, nos dai hoje, perdoai as nossas dívidas, assim como nós perdoamos os nossos devedores, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal, Amém.

2 – Em seguida reza-se uma Ave Maria
Ave-Maria cheia de graças, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus e nossa Mãe, rogai por nós os pecadores, agora e na hora de nossa morte, amém.

3 – Oração do Credo
Creio em um só Deus, Pai todo poderoso, Criador do Céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, JESUS CRISTO, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz de luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos Céus. E se encarnou pelo ESPÍRITO SANTO, no seio da Virgem MARIA e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as escrituras; e subiu aos Céus, onde está sentado à direita do PAI. De novo há de vir em Sua Glória, para julgar os vivos e os mortos; e o Seu Reino não terá fim. Creio no ESPÍRITO SANTO, Senhor que dá a vida, e procede do PAI. Com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: ELE que falou pelos profetas. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para a remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e a vida do mundo que há de vir. Amém.

4 – Nas contas grandes do Terço reza, rezamos da seguinte forma
Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade do Vosso Diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e dos do mundo inteiro.

5 – Já nas contas pequenas rezamos o seguinte
Pela Sua dolorosa Paixão; tende misericórdia de nós e do mundo inteiro (repetindo por 10 vezes). Ó Sangue e Água que jorrastes do Coração de Jesus, como fonte de misericórdia para nós, eu confio em Vós.

6 – Ao final do Terço da Misericórdia rezamos por três vezes
Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário